Avançar para o conteúdo

Mantras Especiais para Meditação 3 Principais Maneiras

Mantras Especiais para Meditação 3 Principais Maneiras

Mantras Especiais para Meditação 3 Principais Maneiras

Mantras influenciaram a pensar em meditação por muito tempo. Isso não é surpreendente: mantras são uma ferramenta testada pelo tempo, ajudando as pessoas a crescer espiritualmente por milhares de anos.

Mas dada a ignorância generalizada no Ocidente sobre mantras e a grande variedade de maneiras que os mantras são abordados por professores de meditação, meditadores novatos (e alguns veteranos, também!) enfrentarão uma mistura confusa de informações sobre como usá-los em sua própria prática de meditação.

Mantras Especiais para Meditação 3 Principais Maneiras


Há 3 maneiras principais de pensar sobre mantras, e como eles funcionam:

1) Energético – nesta visão, o som real do mantra ressoa de alguma forma com a energia espiritual do universo e nossos corpos sutis. O efeito de tal ressonância é em grande parte independente da compreensão do meditador do mantra, ou de seu envolvimento mental em recusá-lo. Neste modelo, o mantra é dado à humanidade através da revelação. Eles não podem ser inventados.


2) Religioso – nesta visão, o mantra inicia algum nível de contato com seres espirituais ou com o Absoluto. Nesta visão, o mantra pode ser revelador (como no primeiro) ou pode ser extraído da tradição espiritual. Em ambos os casos, o meditador precisa estar mentalmente engajado no esforço para alcançar a supermundane.


3) Mecânico/psicológico – nesta visão, não há contexto sobrenatural dentro do qual o mantra reside. O impacto de qualquer palavra ou som repetido é simplesmente promover um efeito psicolgênico específico; geralmente, esse efeito é de relaxamento. A Resposta ao Relaxamento é um bom exemplo dessa visão mecanicista.

Então a resposta para a pergunta, “existe mantra especial para meditação?” depende muito de qual modelo você assina. Se você está no campo mecanicista (o terceiro modelo listado), a resposta é um claro “não”. Qualquer som pode ser usado como um ponto de foco, e produzirá o estado calmo da mente que tem tantos efeitos positivos.

Na primeira perspectiva, a resposta é igualmente clara, embora diretamente oposta: há sons muito específicos, não arbitrários que têm um efeito sobre o mundo através de seu próprio poder. Se você quer usar mantras para meditação, você precisa aprender esses sons específicos; você pode até precisar ser iniciado a usar seu mantra particular.

Mantras Especiais para Meditação 3 Principais Maneiras

A segunda visão do uso de mantras para o trabalho de meditação é complicada. Mantras não são necessariamente energeticamente ativos, mas os usuários tipicamente atribuem um alto nível de santidade a eles; esses mantras muitas vezes incluem os nomes de figuras religiosas.

Um exemplo budista disso pode ser o conhecido “Om Mani Padme Hum” – este mantra consiste em um “nome nick” para Avalokitashvara (Mani Padme = Jewel Lotus) entre os símbolos ‘Om’ e ‘Hum’. Neste caso, há algum sentido de que as seis sílabas têm um poder particular, mas, mais importante, o mantra invoca a presença e bênção de Avalokiteshvara. Há uma santidade nele, mais do que um feitiço mágico.

Da mesma forma, os cristãos ortodoxos têm usado a Oração de Jesus há séculos: “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tenha misericórdia de mim, um pecador”. Não há magia inerente aos meros sons da oração, mas há uma reverência óbvia em relação ao nome de Jesus e a frase curta está claramente empenhada em pedir ajuda em vez de promover um efeito mágico através da simples entonação.

 

Enquanto a maioria dos instrutores de meditação lhe dirá como pensar sobre mantra, eu sugiro um caminho simples para encontrar sua própria resposta: experimentá-los. Se você está inclinado a seguir o modelo energético, aprenda os mantras para meditação que supostamente criam um efeito que você está procurando em sua própria vida. Torná-lo algo fácil e objetivamente perceptível: mais dinheiro, mais saúde, mais amor – seja lá o que for, faça seu objetivo claro e depois trabalhe com esse mantra. E então veja; sua vida mudou do jeito que você esperava?

Mantras Especiais para Meditação 3 Principais Maneiras

Faça o mesmo com os outros dois modelos. Você pode discernir uma abertura expandida às realidades espirituais ao confiar em mantras religiosos para meditação? Ou, você simplesmente se sente mais relaxado depois de repetir alguma palavra aleatória por vinte minutos.

Esta exploração, se você quiser usar mantras para meditação, é extremamente importante. Sem uma boa resposta derivada de sua própria experiência, você nunca terá a certeza de que está aproveitando ao máximo essa tecnologia. Eventualmente, você vai deixá-lo cair. E isso seria uma pena, porque usar mantras como parte de sua prática de meditação pode ser extremamente benéfico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.